Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça e Segurança Pública prioriza ações integradas nas fronteiras

Destaque

Ministério da Justiça e Segurança Pública prioriza ações integradas nas fronteiras

por publicado: 13/09/2019 18h32 última modificação: 13/09/2019 19h21
Programa VIGIA é uma das ações estratégicas do MJSP e conta atualmente com três operações em andamento

Brasília, 13/09/2019 – Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem entre seus projetos estratégicos o Programa VIGIA. O objetivo é blindar o país da entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados pelos cerca de 16 mil quilômetros de fronteira.  Entre as linhas de atuação estão as operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais com integração de sistemas.

O VIGIA teve início em abril e conta com operações em andamento nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Até o fim do ano, o VIGIA será expandido para os estados do Norte: Acre, Amazonas e Rondônia e, no Sul, no Rio Grande do Sul. Outros estados deverão receber as ações do VIGIA nos próximos anos.

 Operação Hórus

O trabalho inédito de integração na fronteira conta com a atuação de agentes de segurança pública e instituições que atuam na região. Um exemplo é a Operação Hórus, na região de Guaíra (PR). Com o apoio da Secretaria de Operações Integradas, a operação reúne Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro e Força Nacional de Segurança Pública.

Nos quatro meses de operação, foram aprendidos 27 mil caixas de cigarro contrabandeados (equivalente a mais de 15 milhões de maços), mais de 3 toneladas de maconha e 200 kg de agrotóxico. A operação também tirou de circulação 112 veículos e 42 embarcações usadas pelos criminosos. 74 pessoas foram presas e 4 menores foram apreendidos.

A ação evitou prejuízos de mais de R$ 76 milhões aos cofres públicos ao barrar a entrada de produtos contrabandeados e drogas em território brasileiro.  O reforço nas fronteiras com a Operação Hórus também evitou que os criminosos faturassem R$ 3 bilhões de reais com a venda dos produtos contrabandeados.

 Confira no vídeo os principais resultados dos quatro meses de Operação Hórus