Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso estimula conscientização sobre ética e cidadania nas escolas

Concurso estimula conscientização sobre ética e cidadania nas escolas

por publicado: 07/12/2015 20h45 última modificação: 07/12/2015 21h18
Iniciativa contou com a participação de 2,5 mil escolas públicas e privadas, envolveu mais de 500 mil pessoas e recebeu mais de 12 mil trabalhos

Brasília, 7/12/15 – O secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, participou nesta segunda-feira (07) da premiação do 7º Concurso de Desenho e Redação, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. O tema dessa edição foi “Pequenas Corrupções – Diga Não”.

Para Vasconcelos, é importante que os cidadãos estejam atentos às ferramentas de controle social desde cedo. "Conquistamos mudanças estruturantes no combate à corrupção nos últimos anos no Brasil. Temos fortalecido e garantido a autonomia das instituições públicas, além de implementado uma ampla abertura do Estado com medidas de acesso a informação e transparência. Mas as ações do dia de hoje são a expressão mais relevante dessa luta, que é prevenção, a educação. O envolvimento da sociedade civil, de escolas, de professores e, sobretudo, de nossas crianças, fará a mudança mais profunda e perene de nosso futuro."

Na oportunidade, o ministro-chefe da Controladoria, Valdir Simão, parabenizou as crianças pelo engajamento e ressaltou a importância de levar o debate para as escolas. “A luta contra a corrupção é uma guerra que nós vamos vencer. Na verdade, o fato de levarem a discussão para dentro de casa e conscientizarem familiares é um sinal de que já estamos vencendo.”, afirmou o ministro.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, esteve presente e destacou a diferença que um material didático, como gibis, pode fazer na formação de caráter de uma criança. “Acredito que o projeto contribui para que as crianças se transformem em cidadãos completos e ajudem o país a se desenvolver cada vez mais”, ressaltou Maurício.

Também estiveram presentes o diretor da Escola de Administração Fazendária, Alexandre Ribeiro Motta; o secretário de educação, Luiz Cláudio Costa; e o vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas.

Nova parceria

A Controladoria firmou parceria com o Ministério da Educação para ampliar a realização do programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania” em municípios que apresentam elevados graus de vulnerabilidade e violência, identificados pelo MJ. A iniciativa visa disseminar entre crianças valores relacionados à democracia, autoestima, participação social, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse público. Com a parceria, o número de alunos envolvidos no projeto irá aumentar para cerca de 250 mil. 

Com informações da Controladoria-Geral da União

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928