Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Detentos vão poder fazer teste rápido de HIV

Detentos vão poder fazer teste rápido de HIV

por publicado: 12/05/2015 10h33 última modificação: 12/05/2015 10h33
Objetivo é que o portador do vírus HIV tenha conhecimento de sua situação e inicie o tratamento o mais breve possível

Brasília, 12/5/15 - O Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde planejam ofertar, ainda este ano, testes rápidos de HIV pelo fluido oral em todas as unidades prisionais do país. Serão distribuídos cerca de 700 mil testes rápidos. Os exames serão ofertados a todas as pessoas privadas de liberdade e servidores dos estabelecimentos penais.

 A testagem possibilita que o portador do vírus HIV tenha conhecimento de sua situação e inicie o tratamento o mais precocemente possível, aumentando sua qualidade de vida.  O diagnóstico contribui, também, para interromper o ciclo de disseminação do vírus no ambiente prisional.

Para isso, a Coordenação de Saúde Prisional do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e do Departamento Penitenciário Nacional – Depen/MJ, em colaboração com o Departamento de DST/AIDS da Secretaria de Vigilância em Saúde, distribuirão às penitenciárias  do todos os estados o teste de HIV pelo fluido oral.

Esse tipo de teste é realizado pela coleta da saliva, não há, dessa forma, perfuração da pele e não expõe o profissional a contato com o sangue. O material coletado não precisa ser conservado em geladeira e seu resultado sai rapidamente, em cerca de 30 minutos. Outro benefício é que o coletor não precisa ser um profissional da saúde.

Desde o início de 2015, o SUS começou a oferecer a seus usuários o teste de HIV por meio de fluido oral.   A previsão do governo federal é de que, no decorrer deste ano, o teste oral esteja disponível na rede pública de saúde.

O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site um vídeo que orienta a maneira de se fazer o teste, pelo link https://www.aids.gov.br/fluido_oral . Os interessados também podem assistir pelo site https://www.youtube.com/watch?v=b-12swXrnw8.

 Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico https://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/35121-ministerio-da-saude-inicia-distribuicao-de-teste-oral-para-aids-no-sus

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928