Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional apoiará investigações e perícias em Goiás por 180 dias

Força Nacional apoiará investigações e perícias em Goiás por 180 dias

por publicado: 07/12/2015 15h00 última modificação: 22/12/2015 16h07
Ações têm foco na elucidação de homicídios na região limítrofe ao DF

Brasília, 7/12/15 - O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações de polícia Judiciária e perícia forense, na elucidação dos assassinatos cometidos em Goiás. A base da operação Cerrado será em Luziânia (GO), para cobrir especificamente a região limítrofe ao Distrito Federal.

A medida atende a solicitação do governo de Goiás e está prevista em acordo de cooperação federativa firmado entre o estado a a União. "As equipes da Força Nacional vão auxiliar os órgãos locais de segurança pública na conclusão de inquéritos de homicídios", resume a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

A operação Cerrado está sendo retomada. Ela já foi desenvolvida pela Força Nacional entre julho de 2011 e janeiro de 2015, em suporte à equipe da Polícia Civil da 5ª Delegacia Regional de Luziânia (GO). As equipes auxiliaram a concluir cerca de 200 inquéritos policiais desse tipo de crime por ano, nesse período.

A Força Nacional também realiza outra operação de apoio à investigação de homicídios em Goiás, denominada ‘Serra Dourada’. Ela tem base em Goiânia (GO), onde os investigadores que integram a Força Nacional atuam em parceria com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, desde julho de 2013.

Atualmente, são realizadas 41 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e no Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações de homicídios e perícia forense em áreas críticas, combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e resgates em desastres, entre outras.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315