Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional inicia planejamento de segurança dos Jogos Rio 2016

Força Nacional inicia planejamento de segurança dos Jogos Rio 2016

por publicado: 19/05/2015 13h27 última modificação: 19/05/2015 13h29
Os policiais realizaram a primeira visita técnica à Lagoa Rodrigo de Freitas, palco de competições de remo

Brasília, 19/5/15 -  A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) agora integra a equipe da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) no Rio de Janeiro. Esse esforço conjunto visa o planejamento de segurança das instalações dos Jogos Rio 2016, de acordo com os compromissos assumidos pelo Governo Federal, e anunciados pela presidenta Dilma Rousseff durante vista ao comitê organizador.

Esse trabalho é coordenado pela SESGE/MJ e faz parte da Oficina Temática de Segurança das Instalações, criada pela Comissão Estadual de Segurança dos Jogos Rio 2016 (COESRIO2016), que reúne aproximadamente 120 profissionais da segurança pública e defesa civil das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), ABIN, Ministério da Dedesa e Rio2016, por meio da metodologia VISO (Venue Integrated Security Operation).

“Um dos objetivos desse trabalho integrado visa ao planejamento do efetivo dos policiais da Força Nacional que farão a segurança interna das instalações dos jogos”, explicou Humberto Freire, Coordenador-Geral de Execução Operacional da SESGE.

A equipe conjunta da SESGE/MJ e da Força Nacional realizou a primeira visita técnica à Lagoa Rodrigo de Freitas para análise de aspectos físicos dessa instalação que será palco de competições de remo nos Jogos Rio 2016.

“As próximas visitas serão ao Parque Olímpico da Barra e ao Parque Olímpico de Deodoro. Serão analisadas mais de 60 instalações de competição, treino e hospedagem, por onde os cerca de 10.500 atletas e cerca de 850.000 espectadores passarão”, informou o diretor da Força Nacional, Marcello Barros Oliveira.

Subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Força Nacional é um programa de cooperação federativa em segurança pública com a participação de todos os estados e o Distrito Federal. O departamento já participou com sucesso da segurança de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, Copa das Confederações e Jogos Pan-Americanos.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928