Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça coordenará segurança do revezamento da tocha olímpica

Ministério da Justiça coordenará segurança do revezamento da tocha olímpica

por publicado: 31/08/2015 18h41 última modificação: 31/08/2015 18h41

Brasília, 31/8/15 - Ponto alto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o acendimento da Pira Olímpica é um ritual que se repete há várias décadas, e representa o início oficial do evento. Mas antes de chegar ao Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2016, a chama olímpica percorrerá um longo caminho desde o seu acendimento, na cidade grega de Olímpia. No dia 3 de maio, exatos 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, a chama chega em Brasília (DF), dando início a um itinerário que percorrerá mais de 300 cidades, incluindo as 27 capitais brasileiras, sendo conduzida por mais de 12 mil pessoas.

Para garantir a segurança de uma operação tão complexa, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça - Sesge/MJ iniciou este mês uma série de reuniões com os governos estaduais e prefeituras das cidades por onde a tocha passará, seguindo uma agenda de visitas da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR). Até outubro, será feita a difusão do conceito de operação, que foi concebido no âmbito da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (COESRIO2016), a fim de se fazer os ajustes necessários a cada unidade federativa.

“Essa é uma grande operação de segurança que uma vez mais faremos utilizando o modelo de integração já utilizado em outros grandes eventos. A partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, e com a participação de todas as unidades da federação e diversos agentes da área de segurança, defesa, inteligência, trânsito, teremos o desafio maior de conseguir unir todos em prol do trabalho conjunto e exitoso, que ocorra com muita segurança e tranquilidade”, destaca Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.

A partir de novembro, serão elaborados os Planos Táticos Integrados de Segurança da Tocha, numa nova série de reuniões regionais que definirão as atribuições de cada uma das instituições envolvidas na operação, incluindo Força Nacional de Segurança Pública, que fará a segurança aproximada da tocha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias civis e militares dos estados, corpos de bombeiros, guardas municipais, além de órgãos de trânsito e do Comitê Organizador Rio 2016. Também participam das reuniões o Ministério da Defesa, por meio da Coordenação Geral de Defesa de Área (CGDA), e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). A interlocução com os Estados é feita pela Subsecretaria de Assuntos Federativos da SRI/PR.

“Da mesma forma que o Revezamento da Tocha vai levar as Olimpíadas para todo o país, estamos levando a doutrina de integração das forças de segurança, a fim de garantir uma operação de segurança uniforme e integrada, envolvendo instituições de segurança pública federais, estaduais e municipais”, explica o Coordenador-Geral de Operações da SESGE/MJ, Humberto Freire de Barros, designado para coordenar a Operação de Segurança da Tocha. Nesta fase do planejamento, conforme Freire, estão sendo mapeadas as principais atividades de segurança necessárias em cada localidade, levando-se em consideração inclusive experiências de edições anteriores dos Jogos, como o de Londres, em 2012.

*Pela Assessoria de Comunicação da Sesge/MJ


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962