Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prisão de mafioso italiano é resultado de parcerias e cooperação internacional

Prisão de mafioso italiano é resultado de parcerias e cooperação internacional

por publicado: 26/05/2015 20h14 última modificação: 26/05/2015 20h14

 

Brasília, 26/5/15 – A parceria entre o Governo Brasileiro, por meio do Departamento de Polícia Federal e do Ministério da Justiça, a Interpol e a Polícia Italiana resultou na captura do mafioso italiano Pasquale Scotti. A ação é considerada umas das prisões mais importantes dos últimos tempos pela Polícia Internacional no Brasil. Scotti, membro da Camorra Napolitana, havia sido condenado a prisão perpétua devido a crimes de homicídio, extorsão e resistência. Ele foi detido na manhã desta terça-feira (26), no Recife, após meses de investigação e de ações coordenadas entre autoridades policiais e judiciária, e também graças ao Tratado de Extradição entre Brasil e Itália.

 

O próximo passo para definir o destino de Scotti partirá do Ministério da Justiça e do Itamaraty, que farão a ponte entre os governos brasileiro e italiano. “As autoridades italianas serão notificas sobre a prisão, quando então se inicia o prazo de 40 dias para que o governo da  Itália apresente os documentos necessário para o pedido de extradição do preso. Esse pedido será julgado pelo Supremo Tribunal Federal e, dependendo da decisão, ele poderá ser entregue", explica o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ-MJ), Beto Vasconcelos.

 

Foragido desde 1986, Scotti foi condenado por mais de vinte assassinatos e outros crimes. Segundo apurou a PF, ele chegou ao Brasil em 1986. Aqui se casou e teve dois filhos. Foi identificado por meio de exames de impressão digital. Na sexta-feira, policiais federais da Interpol pediram ao STF autorização para prendê-lo. A decisão saiu no sábado e a ação coordenada entre as polícias culminou na prisão dele nesta manhã.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928