Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São Paulo e Rio de Janeiro sediarão conferência entre palestinos e israelenses

São Paulo e Rio de Janeiro sediarão conferência entre palestinos e israelenses

por publicado: 25/08/2015 13h21 última modificação: 25/08/2015 13h21
Objetivo é permitir que palestinos, israelenses e brasileiros apresentem e debatam propostas para a resolução do conflito em um contexto pluralista e de mútuo respeito

Brasília 25/08/2015 O esforço para aproximar israelenses e palestinos, há quase sete décadas de conflito, chega ao Brasil a partir desta quinta-feira (27), quando estudantes, acadêmicos e políticos das duas nações se encontrarão em uma conferência promovida por instituições brasileiras.

Realizada em língua inglesa, a Conferência “Encontros e Diálogos entre Palestinos e Israelenses: Dilemas e Perspectivas nos Caminhos Para a Paz” estará em São Paulo de 27 a 29 de agosto e no Rio de Janeiro no dia 30.

O objetivo é permitir que palestinos, israelenses e brasileiros apresentem e debatam propostas para a resolução do conflito em um contexto pluralista e de mútuo respeito, oferecendo ao público múltiplas visões de pessoas entre os dois povos que estão buscando o caminho para a paz.

Para isso, foram escolhidos temas-chaves relacionados com o conflito para que israelenses e palestinos possam apresentar as suas perspectivas, visões e dilemas, com painéis sobre os eixos Religião, Palestinos e Israelenses; Política e Acordos Internacionais; Economia, Conflito e a Região e Perspectivas de Dilemas das Relações Palestino-Israelenses.

Organização – Com a participação da palestina Universidade Al-Quds e do Centro Truman para o Avanço da Paz da israelense Universidade Hebraica de Jerusalém, a conferência foi organizada pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e pela Fundação Getúlio Vargas.

Entre outras autoridades, participarão dos debates o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça,PauloAbrão; o Presidente do Comitê Ibero-Americano do Al- Fatah , Mohamed Amer Odeh Abdel Hadi; o ex-ministro da Justiça e das Finanças de Israel, Dan Meridor; e o ex-membro do parlamento israelense Nitzan Horovicz.

Também participarão dos painéis – cada um dos quais incluirá um estudante palestino e um israelense que atuarão como comentaristas – o rabino David Shlomo Stav, Co-fundador e Presidente da Organização Tzohar; e o xeque Barakat Fawzi Hasan, Diretor Geral do Centro Jerusalém de Estudos e Mídia Islâmica.

Semana de Anistia A conferência representa apenas uma entre mais de 50 atividades em comemoração à Semana de Anistia de 2015. Realizada desde segunda-feira (24), encerrando-se no domingo (30) em todo o território brasileiro, a semana relembra os 36 anos da Lei de Anistia.

Incluindo eventos organizados tanto pela Comissão de Anistia quanto por órgãos, entidades e organizações parceiras, a programação completa do evento está disponível em um blog atualizado em tempo real.

Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários.

Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

Atendimento à Imprensa – Andrei Soares (61-9166-166) e Carla Orzo (11-95636-8585).

Serviço: Conferência “Encontros e Diálogos entre Palestinos e Israelenses: Dilemas e Perspectivas nos Caminhos Para a Paz”

São Paulo – Quinta-feira, dia 27 de agosto

Local: Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de SãoPaulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, 4º. andar da Av. Nove de Julho, 2029 – Bairro Bela Vista – São Paulo/SP.

16:00 – Abertura: Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil e Aurélio Rios, Procurador Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal, Prefeito Municipal de São Paulo, Fernando Haddad (a confirmar) e representante da Fundação Getúlio Vargas.

 

16:30 – Painel 1: Religião, Palestinos e Israelenses

Palestina: Xeque Barakat Fawzi Hasan, Diretor Geral do Centro Jerusalém de Estudos e Mídia Islâmica

Israel: Rabino David Shlomo Stav, Co-fundador e Presidente da Organização Tzohar

Estudantes Comentadores: Essam Qadri (palestino) e Itamar Ben Israel (israelense)

Moderador: Heni Ozi Cukier (ESPM/FGV).

18:30 – Encerramento

São Paulo – Sexta-feira, dia 28 de agosto

Local: Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de SãoPaulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, 4º andar da Av. Nove de Julho, 2029 – Bairro Bela Vista – SãoPaulo/SP.

11:00 – Painel 2: Política e Acordos Internacionais

Palestina: Mohamed Amer Odeh Abdel Hadi, Presidente do Comitê Ibero-Americano do Al- Fatah

Israel: Dan Meridor, ex-Ministro da Justiça do Estado de Israel

Estudantes Comentadores: Bashar Farash (palestino) e Chen Reuveni (israelense)

Moderador: Prof. Guilherme Casarões (FGV)

14:30 – Painel 3: Economia, Conflito e a Região

Palestina: Aziz Haider, Professor da Universidade Al-Quds

Israel: Nitzan Horowitz, ex-membro do parlamento israelense e membro da Comissão Regional de Desenvolvimento Econômico

Estudantes Comentadores: Eman Atari (palestina) Rinah Lipsky (israelense)

Moderador: Fernando Abrúcio (FGV)

17:00 – Painel 4: Palestina – Israel: Perspectivas e Dilemas

 

Considerações: Michel Gherman (NIEJ/UFRJ), Bernado Sorj (IEA/USP), James Green (Hebrew University of Jerusalém) e Guilherme Casarões (FGV).

São Paulo – Sábado, dia 29 de agosto

Local: A Casa (Jovens Sem Fronteiras), Rua Ibiapinópolis, 762 – Jardim Paulistano – SãoPaulo/SP.

20:00 – Painel 1: Dilemas e Esperanças na resolução do conflito

 

Palestina: Mohamed Amer Odeh Abdel Hadi, Presidente do Comitê Ibero-Americano do Al-Fatah; e xeque Barakat Fawzi Hasan, Diretor Geral do Centro Jerusalém de Estudos e Mídia Islâmica.

Israel: Nitzan Horowitz, ex-membro do parlamento israelense, membro da Comissão Regional de Desenvolvimento Econômico; e Rabino David Shlomo Stav, Co-fundador e Presidente da Organização Tzohar.

21:30 – Painel 2: Paz e Futuro

Panelistas: Estudantes palestinos e israelenses

22:30 – Encerramento

Rio de Janeiro – Domingo, dia 30 de agosto

Local: Centro Cultural Midrash, Rua Venâncio Flores, 184 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ

15:00 – Abertura: Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do Brasil

15:30 – Etapas para a paz: Jovens brasileiros, palestinos e israelenses discutem os dilemas para a paz.

17:30 – Painel 1: Religião, Palestinos e Israelenses

Palestina: Xeque Barakat Fawzi Hasan, Diretor Geral do Centro Jerusalém de Estudos e Mídia Islâmica

Israel: Rabino David Shlomo Stav, Co-fundador e Presidente da Organização Tzohar

20:00 – Painel 2: Economia, Conflito e a Região

Palestina: Mohamed Amer Odeh Abdel Hadi, Presidente do Comitê Ibero-Americano do Al- Fatah   

Israel: Nitzan Horowitz, ex-membro do parlamento israelense, membro da Comissão Regional de Desenvolvimento Econômico

Ministério da Justiça

Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315