Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário sobre segurança nas Olimpíadas reúne Justiça e Defesa

Destaque

Seminário sobre segurança nas Olimpíadas reúne Justiça e Defesa

por publicado: 22/06/2016 16h40 última modificação: 22/06/2016 16h40

 

Brasília, 22/06/2016 – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, participou, nesta quarta-feira (22), da abertura do seminário “Emprego do Ministério da Defesa na Segurança dos Jogos Rio 2016”. O Seminário vai até amanhã (23), e abordará assuntos como planos de operações, logística, proteção de estruturas críticas e defesa aeroespacial.

O objetivo é apresentar o planejamento dos comandos militares que atuarão na segurança dos Jogos, bem como a integração das Forças Armadas com os órgãos de Segurança Pública e Inteligência federais, estaduais e municipais.

Além do ministro da Justiça e Cidadania, participaram da abertura do Seminário o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o secretário de Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania, Andrei Rodrigues, juntamente com autoridades da Defesa.

Moraes ressaltou que a coordenação e a cooperação integrada entre as Forças Armadas, Abin, GSI e secretarias estaduais de segurança pública irá garantir um clima de proteção aos participantes dos Jogos e à população brasileira. “Todas as medidas necessárias em relação à inteligência estão sendo tomadas”, comentou.

Sobre os Jogos

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 devem reunir aproximadamente 700 mil turistas, 209 nações, 100 mandatários, 30 mil jornalistas e cerca de 12 mil atletas. O grande evento contará um Centro Internacional de Inteligência com a participação de 100 países. 

No total, 38 mil militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), sendo 20 mil sediados no Rio de Janeiro, atuarão nos Jogos em ações marítimas e fluviais, aeroespaciais e aeroportuárias, transporte aéreo logístico, defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), proteção de estruturas estratégicas, segurança e defesa cibernética, fiscalização de produtos controlados e explosivos e enfrentamento ao terrorismo. 

 “Esse número de militares poderá ser superado, com a solicitação do governo do Rio de Janeiro para que os Jogos sejam realizados em um ambiente tranquilo, mostrando para os brasileiros e para o mundo a nossa capacidade de organização, a nossa cultura e a celebração do esporte e da paz”, comentou Raul Jungmann, ministro da Defesa.

 

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br