Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional promove curso para presos

Destaque

Arquivo Nacional promove curso para presos

por publicado: 21/08/2018 14h54 última modificação: 21/08/2018 14h54
Educação técnica capacita e ressocializa pessoas em cumprimento de pena para a inserção no mercado de trabalho

arquivo nacional

Brasília 21/08/18 – Reclusos do sistema prisional que estão no regime aberto e semiaberto participam, no Arquivo Nacional, de um projeto de educação técnica e ressocialização de pessoas em cumprimento de pena, capacitando-os para a inserção no mercado de trabalho. É O Papel da Liberdade, que iniciou esta semana o quarto ciclo de aulas do curso Educação em Arquivos, ministrado pela Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal.

A turma terá aulas teóricas durante duas semanas sobre a missão, história e acervos do Arquivo Nacional; patrimônio documental; documentos de arquivo; preservação, manuseio e cuidados com acervos e controle biológico. Após esta etapa, a turma passará para as aulas práticas e, em seguida, por um período de vivência. A duração do curso é de quatro meses.

A capacitação ensina também a confecção de itens de escritório a partir do descarte de material do serviço público. Eles vão aprender a fazer cadernos, bloco de notas, porta-lápis e pastas. Este módulo de itens de escritório é ministrado pelo Departamento Penitenciário do Ministério de Segurança Pública.

O projeto O Papel da Liberdade começou, embrionariamente, em 1997, com cursos de itens reciclados para escritório. Em 1999 o projeto tornou-se oficial pelo Ministério da Justiça.

A ação profissionalizante promove cidadania e facilita a inclusão de pessoas com restrição de liberdade no mercado de trabalho. Sendo de grande importância na formação, capacitação e qualificação dos egressos para sua efetiva ressocialização.
No Arquivo Nacional, a parceria começou em novembro de 2017, com o início da primeira turma. O curso está em sua quarta edição com previsão de término em dezembro deste ano.

  ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg