Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bombeiros da Força Nacional reforçam Operação Verde Brasil no Acre

Destaque

Bombeiros da Força Nacional reforçam Operação Verde Brasil no Acre

por publicado: 18/09/2019 13h56 última modificação: 24/09/2019 13h56
Ações também estão sendo feitas em Rondônia e no Pará

Brasília, 18/09/2019 – Desde o dia 25 de agosto, a Força Nacional de Segurança Pública atua na Operação Verde Brasil, em apoio às Forças Armadas e ao Ibama, no combate às queimadas na região amazônica.

Atualmente Bombeiros e Policiais Militares da FNSP estão trabalhando nos estados de Rondônia, Pará e Acre.

Nesta quarta-feira (18), teve início o trabalho de 19 bombeiros no Acre. O governo do estado pediu o apoio do governo federal para o combate aos incêndios florestais e às queimadas que atingem as principais cidades do estado, entre elas a capital, Rio Branco.

Segundo a portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, as ações serão em caráter episódico e planejado, em atividades de defesa civil, em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A portaria define, ainda, que a presença da Força Nacional terá apoio logístico do governo do Acre, que deverá dispor da infraestrutura necessária às equipes.

Em Rondônia, 20 bombeiros trabalham no combate direto aos focos de incêndio em várias regiões, entre elas na capital, Porto Velho, e nos municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis, Candeias do Jamari, Campo Novo, Rio Pardo, São Miguel do Guaporé e Terras Indígenas Karipunas. 

WhatsApp Image 2019-09-17 at 4.50.20 PM.jpeg

Altamira

No Pará, uma equipe de 40 policiais militares da Força Nacional está atuando em Altamira (PA), na Operação Verde Brasil. Os trabalhos são de apoio ao Exército Brasileiro, Ibama, Funai, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e CMBIO, no combate às queimadas, desmatamento e exploração ilegal de recursos naturais da Amazônia Legal. Diariamente, as equipes realizam trabalhos de patrulhamento fluvial no Rio Xingu, reconhecimento aéreo das terras indígenas e patrulhamento motorizado nas áreas de incidência de queimadas, além da apreensão de madeira e máquinas em serrarias ilegais.

WhatsApp Image 2019-09-17 at 4.50.19 PM (1).jpeg