Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP e Ministério da Defesa capacitam agentes de segurança pública em política, planejamento e gestão estratégica

Destaque

MJSP e Ministério da Defesa capacitam agentes de segurança pública em política, planejamento e gestão estratégica

por publicado: 30/09/2019 10h32 última modificação: 30/09/2019 10h32
52 policiais civis e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros dos estados e Distrito Federal participaram do curso

Brasília, 30/09/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o Ministério da Defesa, proporcionou a capacitação de 52 delegados das Polícias Civis e oficiais superiores das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares dos estados e do Distrito Federal. Foram três semanas de capacitação no I Curso de Política, Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública. A cerimônia de encerramento e entrega de certificados foi realizada na sexta-feira (27) e contou com a presença do secretário-executivo do MJSP, Luiz Pontel de Souza e do comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Alípio Jorge.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com o Exército Brasileiro. O conteúdo programático do curso foi dividido em módulos e contou com palestras, trabalhos em grupo e apresentação dos trabalhos desenvolvidos com objetivo de aprofundar conhecimentos no nível político e de planejamento e de gestão estratégicos, sobre temas de relevância da Segurança Pública no Brasil.

A capacitação faz parte dos investimentos em treinamentos dos agentes de segurança de todo o país, aperfeiçoando a atuação no combate à criminalidade e buscando, também, a valorização do profissional.

Encerramento Curso ESG (2).jpeg

Parceria com a Escola Superior de Guerra

A intenção de estabelecer a parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), faz parte do esforço de semear a cultura do planejamento e da gestão nas cúpulas das Instituições responsáveis pela Segurança Pública no país, aproveitando a expertise da ESG, adquirida ao longo dos seus 70 anos de existência.

A ESG foi criada pela Lei nº 785/1949, que é um instituto de altos estudos, subordinado diretamente ao Ministro de Estado da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da Segurança Nacional, considerando, também, os aspectos relativos à Defesa Nacional e ao Desenvolvimento Nacional.