Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sergio Moro destaca atuação integrada entre as forças de segurança em visita técnica a São José dos Pinhais (PR)

Destaque

Sergio Moro destaca atuação integrada entre as forças de segurança em visita técnica a São José dos Pinhais (PR)

por publicado: 04/10/2019 18h12 última modificação: 04/10/2019 18h21
Ministro conheceu de perto o andamento do “Em Frente, Brasil”

Brasília, 04/10/2019 – Em São José dos Pinhais (PR), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez visita técnica para acompanhar as ações do “Em Frente, Brasil”. O projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade também está presente em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE) com ações conjuntas entre União, Estados e Municípios.

Durante reunião com o prefeito de São José dos Pinhais (PR), Toninho Fenelon, o ministro ressaltou que a cidade não é a mais violenta da região Sul e esclareceu os critérios de escolha. A definição dos municípios participantes do projeto levou em conta a média ponderada dos números de homicídios dolosos ocorridos nos últimos anos, além da situação fiscal do Estado e da aceitação e do comprometimento da gestão estadual e municipal.

A comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública também contou com a presença do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco, do secretário Nacional de Segurança Pública Adjunto, Freibergue Rubem, do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, e do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adriano Furtado.

O ministro elogiou o trabalho de integração entre as forças de segurança e também ressaltou a importância do isolamento de lideranças criminosas. Durante a visita, Sergio Moro destacou os resultados positivos no primeiro mês de atuação da fase de choque operacional e do trabalho integrado entre a força-tarefa.

“O que temos visto é queda da criminalidade e aumento da percepção de segurança por parte da população. Viemos aqui para somar com o governo estadual e governo municipal, então é um projeto conjunto que todos ganham, principalmente o cidadão”, afirmou Moro.

WhatsApp Image 2019-10-04 at 18.09.43 (1).jpeg

Crédito da foto : Agência de Notícias do Paraná

Além da fase de choque operacional, o projeto também contará com uma fase de atuação integral. Está em andamento a realização de diagnósticos locais de segurança que subsidiarão a construção de planos locais com ações sociais e econômicas para os cinco municípios participantes.

Pacote Anticrime

Durante reunião do Conselho de Secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Consej), o esclareceu informações sobre o Pacote Anticrime, em tramitação no Congresso Nacional, e pediu apoio dos secretários para aprovação das mudanças na legislação. O Conselho assinou um manifesto em defesa da aprovação do Pacote Anticrime.

"Em Frente, Brasil"

O "Em Frente, Brasil" propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

O objetivo é  promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões, por meio da cooperação e da integração, obtidas pelas parcerias firmadas com estados e municípios. No âmbito da União, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem parte do projeto-piloto a Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania e Educação. No âmbito do Governos Estaduais e Municipais, as suas respectivas secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.

WhatsApp Image 2019-10-04 at 18.09.43.jpeg