Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo aprova planejamento de segurança pública para os Jogos Rio 2016

Destaque

Governo aprova planejamento de segurança pública para os Jogos Rio 2016

por publicado: 07/06/2016 16h50 última modificação: 07/06/2016 16h55

Brasília, 07/06/16 - Os membros da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio2016), fórum que reúne mais de 20 instituições federais, estaduais e municipais aprovaram o plano integrado de segurança para os Jogos Rio 2016.

No total 11 protocolos, entre eles, os de vistorias e contramedidas de bombas e explosivos; segurança das cerimônias; comunicação social; coordenação, comunicação e comando; credenciamento, defesa civil; segurança de dignitários, atletas e medalhas; operações especiais; segurança dos portos; proteção às marcas e enfrentamento ao terrorismo, além de quatro Protocolos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano (Pisou) das regiões olímpicas – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã.

“Tudo que permeia a operação de segurança dos Jogos está pronto, documentado, validado pelo comando das instituições e construído de maneira conjunta e integrada. O Brasil, mais uma vez, dá uma demonstração de maturidade no planejamento de segurança de grandes eventos e cumpre mais uma etapa importante do processo”, disse Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge-MJC).

O trabalho vem sendo realizado há mais de um ano e testado através da realização de exercícios simulados e eventos-teste. Para atender ao planejamento, o Ministério da Justiça e Cidadania, através da Sesge, está investindo em capacitação dos profissionais, no intercambio de conhecimento e na modernização do Sistema Integrado de Comando e Controle, com a aquisição de novas tecnologias, equipamentos de videomonitoramento,  scanners e aparelhos de raio-x, veículos para as forças de segurança, entre outros.

Andrei Rodrigues ressaltou ainda a efetividade dos trabalhos apresentados: “Não se trata de um documento de gaveta, são protocolos de ações efetivas de segurança. O Brasil está recebendo os maiores Jogos Olímpicos da história e, conseqüentemente, terá a maior operação de segurança”.

 

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315