Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governos federal e estadual discutem, no Rio, ações de segurança para as Olimpíadas

Governos federal e estadual discutem, no Rio, ações de segurança para as Olimpíadas

por publicado: 19/10/2015 20h55 última modificação: 20/10/2015 08h49
O esquema de segurança deverá contar com a estrutura integrada, reproduzindo o modelo utilizado na Copa do Mundo

Rio de Janeriro, 19/10/2015 - Discutir a atuação dos órgãos de segurança para as Olimpíadas, em 2016. Essa foi a pauta do encontro que reuniu, nesta segunda-feira (19/10), os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Defesa (interino), general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o chefe do Estado Maior da Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, o comandante do Comando Militar do Leste, general Fernando Azevedo e Silva, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, com governador Luiz Fernando Pezão. 

O esquema de segurança deverá contar com a estrutura integrada, reproduzindo o modelo utilizado na Copa do Mundo. A parceria entre os governos federal e estadual já está em andamento com ações ostensivas e de inteligência. 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a segurança pública do Rio é fundamental para uma boa segurança na Olimpíada. "O Rio tem apoio total e vamos acionar as Forças Armadas na hora certa. Vamos atuar em conjunto pela paz e pela defesa da população. Juntos somos mais fortes que o crime organizado", destacou Cardozo. 

Segundo o governador, Luiz Fernando Pezão, será mobilizado um grande efetivo, que vai começar a chegar antes dos Jogos. "Sabemos que temos um problema que é a entrada de armas. A ajuda da DEA (Drug Enforcement Administration) é muito importante e, por isso, buscamos toda cooperação visando também as Olimpíadas", afirmou o governador. 

A repressão contra o tráfico de armas vai ser intensificada com uma ação mais rigorosa nas fronteiras e nas divisas dos estados. O objetivo é inviabilizar a remessa de armamentos para dentro do território nacional. O Ministério da Justiça e Governo do Estado vão atuar de forma integrada em áreas sensíveis para avaliar cada estágio.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928