Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJC faz reuso para economia de água

Destaque

MJC faz reuso para economia de água

por publicado: 10/11/2016 11h07 última modificação: 10/11/2016 15h27
Cascata e espelho d'água da fachada do Palácio da Justiça fazem parte de um esquema de reuso de água projetado para evitar desperdício

Brasília, 10/11/16 - Quem vê a cascata que jorra água na fachada do Palácio da Justiça não imagina o esquema de reuso da água projetado para evitar o desperdício. A água do espelho precisa estar em temperatura baixa, pois ela serve também para irrigar as plantas em volta do Palácio e ainda serve como reserva técnica para casos de incêndio. Este reuso da água a temperaturas mais baixas implica no funcionamento da cascata, que é movimentada por uma bomba de forma cíclica. 

Além da preocupação com o reuso, o não desperdício é palavra de ordem no ministério. Em tempos de escassez de água e preocupação com o meio ambiente, é sempre necessário estar atento à economia e uso racional desse precioso bem. Pensando nisso, o Ministério da Justiça e Cidadania adota medidas para economizar água nas dependências da pasta e ainda conscientiza os servidores e colaboradores. Faz toda a diferença ter como hábito medidas simples ao usar os banheiros, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao ensaboar as mãos, por exemplo.  

Uma campanha direcionada ao público interno do MJC mas que tem a pretensão de levar o hábito para a vida dos cidadãos usa os principais canais de comunicação interna do órgão para divulgar a Campanha: "Economizar Água. Não desperdice essa ideia".  

Além disso, aqui no ministério, a Coordenação-Geral de Arquitetura e Engenharia (CGAE) tem elaborado estudos voltados para a redução do uso de água e aprimorado as atividades de monitoramento sistemático do consumo. Conforme relata o coordenador-geral, Daniel Mackay Dubugras, o cronograma de atividades da CGAE prevê “o levantamento das torneiras instaladas nos sanitários e vestiários do ministério e a substituição das torneiras convencionais por torneiras econômicas, com fechamento automático”.

Entre as atividades da CGAE sobre consumo de água pelo ministério, destacam-se a leitura diária dos hidrantes, pela qual um vazamento na rede interna pode ser identificado caso haja variação acentuada no consumo; verificação mensal de dados em busca de anormalidade; e, se for encontrada variação nos níveis de consumo, a equipe de manutenção realiza uma varredura em busca de vazamentos.

 

MJC promove campanha pelo uso consciente da água