Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Anistia começa segunda-feira (24) com exibição de documentário LGBT e debate

Semana da Anistia começa segunda-feira (24) com exibição de documentário LGBT e debate

por publicado: 24/08/2015 08h52 última modificação: 24/08/2015 08h52
Uma homenagem à democracia e à diversidade, evento contará com participação de acadêmicos, militantes e produtores culturais

Brasília 21/08/2015 O cineasta Cacá Diegues, o deputado-federal Jean Wyllis e o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, estão entre os debatedores que participarão da 20ª Anistia Cultural. Com o tema “Repressão à Homossexualidade na Ditadura e à Homofobia na Democracia”, o evento ocorrerá a partir das 14h de segunda-feira (24) no Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça.

Tendo como objetivo lembrar as violações à população LGBT na ditadura civil-militar, o evento terá a exibição do filme “Favela Gay” (2013, 71m) e um debate com diversos acadêmicos, militantes e autoridades vinculadas à promoção da memória e da verdade e ao enfrentamento à homofobia.

Será ainda realizada uma homenagem a três pessoas que se destacaram na defesa dos direitos LGBT: a anistiada política Sandra Maria Carnio, perseguida pelo regime ditatorial; a ativista Marisa Fernandes, do coletivo de feministas lésbicas de São Paulo; e o historiador James Green, professor da Universidade Brown, nos Estados Unidos, cujos estudos sobre “ditadura e homossexualidade” diretamente influenciaram o relatório final do Comissão Nacional da Verdade.

Semana de Anistia O evento representa apenas uma entre mais de 50 atividades em comemoração à Semana de Anistia de 2015. Realizada entre a segunda-feira (24) e o domingo (30) em todo o território brasileiro, a semana relembra os 36 anos da Lei de Anistia.

Incluindo eventos organizados tanto pela Comissão de Anistia quanto por órgãos, entidades e organizações parceiras, a programação completa do evento está disponível em um blog atualizado em tempo real.

Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários.

Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

 

Serviço: 20ª Anistia Cultural – Repressão à Homossexualidade na Ditadura e à Homofobia na Democracia

Quando: Segunda-feira, 24 de agosto, a partir das 14h

Onde: Auditório Tancredo Neves

Palácio da Justiça, Bloco T

Brasília – DF – 70064-900

Ministério da Justiça

Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315