Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Governança > Planejamento estratégico 2020-2023

por almerindo.trindade publicado 11/02/2016 10h52, última modificação 26/07/2021 15h13

novo planejamento.PNG

 


 

O que é Planejamento Estratégico?

Estratégia é o conjunto de grandes escolhas que orienta o gerenciamento do presente e a construção do futuro num horizonte de longo prazo e sob condições de incerteza.

O Planejamento Estratégico estabelece com clareza para toda a organização quais são os objetivos a serem atingidos e como serão alcançados.

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Planejamento Estratégico abrange as seguintes unidades, a saber: Arquivo Nacional, Assessoria Especial de Controle Interno, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Departamento Penitenciário Nacional, Fundação Nacional do Índio, Gabinete do Ministro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretaria Nacional do Consumidor, Secretaria-Executiva e Secretaria Nacional de Justiça.

Para acessar a Portaria que institui o Planejamento Estratégico 2020-2023 e as Resoluções do Comitê de Governança Estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública, clique abaixo:


Todo o trabalho do Planejamento Estratégico está alinhado com o Plano Plurianual - PPA 2020-2023, garantindo maior integração e facilitando o processo de monitoramento.

O Mapa Estratégico é a representação visual da estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir da combinação e da integração de objetivos. O mapa do Ministério é composto por 11 objetivos, divididos em três perspectivas, a saber:

Sociedade e Governo, Habilitadores e Fundamentos.

 MAPA ESTRATÉGICO MJSP 2020-2023 v.6.png


Indicadores e Metas Estratégicos

Para conseguir avaliar o alcance desses objetivos, foram definidos indicadores e metas de resultado, pelos quais se avalia o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:


Carteira de Projetos Estratégicos

Projetos são definidos como um esforço temporário, com início e término definidos, cujo objetivo resulta em uma entrega formal de um produto ou serviço único.

A Carteira de Projetos Estratégicos é um conjunto de projetos que contribuem para o alcance dos objetivos propostos na estratégia.

Esses projetos são gerenciados pelas unidades e acompanhados por todo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o intuito de garantir o sucesso da estratégia.

Para maiores detalhes clique abaixo:

Cadeia de valor

A cadeia de valor decompõe o Ministério em suas atividades de relevância estratégica, o que possibilita compreender os principais processos primários que o Ministério executa para entregar valor à sociedade, assim como permite conhecer também os processos de suporte e de gerenciamento que contribuem para o funcionamento da organização.

Para maiores detalhes clique abaixo: