Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional de Segurança Pública participa da Operação Verde Brasil

Destaque

Força Nacional de Segurança Pública participa da Operação Verde Brasil

por publicado: 03/09/2019 13h26 última modificação: 03/09/2019 13h28
Ação envolve bombeiros para conter os focos de incêndio em Rondônia e policiais no apoio à operações de fiscalização no Pará

Brasília, 03/09/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública participa dos esforços do governo para conter os focos de incêndio na Amazônia. A Força Nacional de Segurança Pública atua, desde 25 de agosto, em Rondônia na Operação Verde Brasil. A equipe composta por 30 bombeiros apoia os trabalhos das Forças Armadas e do Ibama. Além da capital, Porto Velho, entre as áreas de atuação estão os municípios de Nova Mamoré, Ariquemes, Buritis e Candeias do Jamari.

Os bombeiros estão empenhados no combate às chamas, com equipamentos como mochilas costais com capacidade para 20 litros de água, abafadores, motosserras, sopradores e ferramentas de corte. Segundo o tenente-coronel Vandernilson Peres, que está no comando do efetivo, para que os locais não voltem a queimar após o controle das chamas, eles precisam realizar o trabalho de rescaldo. “É feita uma vistoria para a verificação da existência e, então, extinção completa dos focos ardentes, apagando completamente as brasas ou chamas ainda existentes”, observa.

O trabalho dos militares se une ao Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira, que realiza voos para apagar os focos de incêndio. O objetivo do uso dessa aeronave é acabar com focos de calor, aumentar a umidade da região e criar uma barreira de contenção na área de floresta nativa. A aeronave tem capacidade para despejar 12 mil litros de água a cada voo e está sendo empregada diariamente nos esforços do Governo Federal no combate aos focos de incêndio na Amazônia.

pf.jpeg

Em Altamira, no Pará, 40 militares da Força Nacional estão realizando diversas atividades relacionadas à Operação Verde Brasil. Sob a coordenação direta do Exército Brasileiro, através do Posto de Comando do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, estão sendo desenvolvidas missões das mais diversas, entre elas reconhecimento e patrulhamento aéreo, reconhecimento e patrulhamento fluvial, patrulhamento rural e segurança dos servidores federais responsáveis pela fiscalização ambiental. Essas atuações ocorrem em cooperação com os órgãos federais envolvidos na operação.

fn.jpeg