Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Em Frente, Brasil” mostra resultados em uma semana de choque operacional nos cinco municípios participantes

Destaque

“Em Frente, Brasil” mostra resultados em uma semana de choque operacional nos cinco municípios participantes

por publicado: 09/09/2019 16h08 última modificação: 09/09/2019 19h14
Resultados fazem parte do trabalho das forças-tarefas integradas por agentes de segurança federal, estaduais e municipais

Brasília, 09/09/2019 – O reforço na segurança de bairros específicos nos cinco municípios participantes do “Em Frente, Brasil” completou uma semana na sexta-feira (6). Durante o período, as forças-tarefas em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), São José dos Pinhais (PR) e Paulista (PE) empregaram efetivo superior a 6.200 e mais de 2.100 viaturas.

Na fase de choque operacional, forças-tarefas interfederativas atuam com base em um Plano Estratégico de Atuação Integrada, em bairros determinados chamados de Áreas de Interesse Operacional (AIO), com objetivo de redução de indicadores de criminalidade violenta, especialmente homicídios, feminicídios e roubos.  Na primeira semana do “Em Frente, Brasil”, mais de 11 mil pessoas foram abordadas, 6.500 veículos  e 122 estabelecimentos foram fiscalizados.

Saiba mais: Choque operacional do “Em Frente, Brasil” tem início nas cinco cidades que participam do projeto-piloto

As forças-tarefas nos cinco municípios são integradas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Operações Integradas, Polícias Civis e Militares dos Estados, Corpos de Bombeiros Militares, Sistema Penitenciário e Guardas Municipais. O Departamento Penitenciário Nacional também participa do projeto-piloto. 

Nos bairros monitorados foram apreendidas 11 armas. Mais de 14 toneladas de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal durante trabalho de repressão à criminalidade na BR-364, em Goiânia (GO). Foi a maior apreensão de maconha realizada pela PRF este ano em Goiás.

 WhatsApp Image 2019-09-09 at 15.31.38.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-09 at 17.01.13.jpeg

A ação das forças-tarefas nas Áreas de Interesse Operacional também resultou na recuperação de 12 veículos roubados, além da prisão de 91 pessoas e apreensão de 6 menores. A atuação integrada com foco na repressão da criminalidade violenta fez com que apenas três homicídios fossem registrados nas cinco cidades participantes do projeto-piloto e nenhum roubo ou feminicídio. O objetivo é aumentar a sensação de segurança nos territórios e, principalmente, desenvolver ações integradas de inteligência, análise e investigação criminal para a desarticulação de grupos e redes criminosas.

WhatsApp Image 2019-09-09 at 16.56.12.jpeg

 

"Em Frente, Brasil"

O "Em Frente,Brasil" propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de estado, direcionadas ao combate da criminalidade violenta com foco nos territórios, a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais.

A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, para promover a transformação das realidades socioeconômicas das regiões, por meio da cooperação e da integração, obtidas pelas parcerias firmadas com estados e municípios, além da participação de outros ministérios, que auxiliarão para o alcance dos resultados previstos.

No âmbito da União, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazem parte do projeto-piloto a Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos; Economia; Saúde; Desenvolvimento Regional; Cidadania e Educação. No âmbito do Governos Estaduais e Municipais, as suas respectivas Secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.

 Saiba mais: Força de Cooperação Penitenciária retoma o controle do Centro de Reeducação Feminino em Ananindeua (PA)