Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > MJSP lança curso para auxiliar na identificação e investigação de crimes cibernéticos

Destaque

MJSP lança curso para auxiliar na identificação e investigação de crimes cibernéticos

Agentes do Sistema Único de Segurança Pública serão capacitados para reconhecer principais recursos utilizados pelo cibercrime

por publicado: 23/11/2020 00h00 última modificação: 12/02/2021 16h19

Brasília, 23/11/2020 - O curso “Crimes cibernéticos- noções básicas” já está disponível para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública – Susp, A capacitação ajudará na identificação de delitos cometidos no meio virtual, bem como na identificação dos recursos tecnológicos mais utilizados pelos criminosos no ciberespaço. O curso, com carga horária de 60 horas/aula, foi lançado pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O novo curso de Ensino a Distância (EaD) está estruturado em seis módulos que abordarão os seguintes temas: ciberespaço e internet, criminalidade no ciberespaço, vestígios digitais e preservação, legislação, investigação e caso concreto de investigação referente a crimes cibernéticos no Brasil.

A capacitação proporcionará aos profissionais do Susp conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuarem de forma segura, operar os principais softwares e recursos de buscas eletrônicas que possibilitem a descoberta, a aquisição, a preservação e o processamento de dados presentes em ambiente cibernético. Os agentes ainda serão preparados para orientar as vítimas e a população em geral sobre como se prevenir e se defender em relação aos crimes virtuais.

Os interessados em participar do curso “Crimes Cibernéticos - Noções Básicas” devem se cadastrar na plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf. Após a validação dos dados do profissional, o Módulo EaD-Segen é adicionado aos sistemas e fica disponível para acesso. Para quem tem cadastrado no Sinesp, basta entrar no portal com login e senha e acessar a Rede EaD-Segen.

registrado em: