Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > MJSP lança curso para aprimorar uso de armas de menor potencial ofensivo por profissionais de segurança pública

Destaque

MJSP lança curso para aprimorar uso de armas de menor potencial ofensivo por profissionais de segurança pública

Capacitação voltada a profissionais de países que integram o Mercosul terá versão em espanhol

por publicado: 22/01/2021 00h15 última modificação: 12/02/2021 13h38

Brasília, 22/01/2021 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou mais um curso, com versão em espanhol, na plataforma de Ensino a Distância. A capacitação, lançada hoje (22), é voltada para profissionais de segurança pública de países membros do Mercosul e já é a sexta disponível neste idioma na rede EaD da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP). A iniciativa faz parte do compromisso assumido pelo Brasil para cooperação e fortalecimento da Segurança Pública dos países envolvidos.

Elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Segen, o curso “Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo” promove uma visão mais abrangente sobre a correta utilização de armas com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes. O objetivo da capacitação é que esses instrumentos sejam utilizados pelos profissionais de segurança pública de forma segura, minimizando violências e garantindo o bem-estar da população.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa, Marcos de Araújo, o uso correto dessas armas de menor potencial ofensivo tem condição de proteger o profissional e evitar o uso da força letal, protegendo vidas. “É muito importante que o agente domine a técnica de utilização desses instrumentos e o seu uso gradual, considerada a sua capacidade ofensiva para agir em situações adversas."

Clique aquipara acessar o curso.

Sobre o curso

O conteúdo, oferecido de forma autoinstrucional, tem carga-horária de 60 horas/aula pela metodologia de Ensino a Distância (EaD). Nessa proposta, o aluno será o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá à sua disposição um material didático desenvolvido a partir de situações concretas vivenciadas por profissionais que lidam diariamente com a aplicação das técnicas disponíveis para manter a segurança pública.

Serão cinco módulos que abordam a conceituação dos instrumentos de menor potencial ofensivo, por meio do estudo teórico e reflexões sobre a prática e o uso correto de cada tipo de instrumento, assim como a legislação, a prevenção e a conscientização das consequências do desvio de conduta, enquanto agentes responsáveis, bem como a aposta da sociedade no serviço de segurança pública capacitado e de qualidade.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen e realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

registrado em: