Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > 8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias do MJSP chega ao Rio Grande do Norte

Destaque

8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias do MJSP chega ao Rio Grande do Norte

Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, capacitação tem como objetivo fortalecer o combate à corrupção no País

por publicado: 10/11/2020 00h00 última modificação: 18/02/2021 12h01

Brasília, 10/11/2020 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN/MJSP) promove, de 09 a 13 de novembro, em Natal (RN), a oitava edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias (PAPJ). Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação contemplará 42 policiais civis (agentes e delegados) e 02 peritos do Instituto Técnico Científico de Perícia – ITEP. O objetivo principal do PAPJ é levar aos entes federados capacitação por meio do conhecimento das melhores práticas e iniciativas investigativas no âmbito das atividades de Polícia Judiciária.

A ação educacional é realizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/SEGEN/MJSP) em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e está sendo sediada na Escola de Governo do RN, no Centro Administrativo do Estado. Durante a semana, serão apresentados estudos de casos e diferentes técnicas operacionais. Esta edição conta com a participação de 13 palestrantes da Polícia Federal e 01 Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Para o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Púbica, Josélio Azevedo de Sousa, capacitar profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é uma prioridade do MJSP, e o PAPJ é uma das ações do ministério que alcança este intuito. Josélio Azevedo ressalta que os órgãos de Polícia Judiciária têm grande importância na entrega qualificada da segurança pública para a sociedade. “Sua atividade está diretamente relacionada à administração da justiça, pois está a seu cargo a produção da prova, elemento necessário para a efetividade do processo penal”, salienta.

O diretor de Ensino e Pesquisa da Segen, Marcos de Araújo, afirma que a iniciativa tem fundamental importância dentro do projeto estratégico do MJSP. “Faz parte de um conjunto de Programas de Aperfeiçoamento de Instituições de Segurança Pública que estão sendo desenvolvidos pela Pasta", explica.

8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias do MJSP chega ao Rio Grande do Norte2.png

Participaram da solenidade de lançamento da 8ª edição do Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias (PAPJ), o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; por vídeo conferência, o Secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio Azevedo; o Secretário de Segurança Pública do RN, Francisco Araújo; o Diretor de Ensino e Pesquisa da Segen, Marcos de Araújo; a Delegada-Geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; o Comandante Geral da Polícia Militar Cel Alarico Azevedo; o Comandante-geral dos Corpos de Bombeiros Militar Cel Monteiro Júnior dentre outras autoridades.

Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias

O Programa de Aperfeiçoamento das Polícias Judiciárias é um projeto estratégico que integra um dos eixos de ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à corrupção. O objetivo principal do PAPJ é aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o País, aperfeiçoando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública de maneira geral.

Entre os assuntos discutidos com os alunos estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado à grande corrupção, combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional, inteligência policial, medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros.

registrado em: