Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > Ministério da Justiça e Segurança Pública promove curso voltado para a saúde mental de agentes de segurança pública

Destaque

Ministério da Justiça e Segurança Pública promove curso voltado para a saúde mental de agentes de segurança pública

"Saúde Mental do Profissional de Segurança Pública", exclusivo para agentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), começa no próximo dia 01/09

por publicado: 25/08/2020 00h00 última modificação: 18/02/2021 16h17

Brasília, 25/08/2020 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP), vai disponibilizar, a partir do dia 1º de setembro, o curso "Saúde Mental do Profissional de Segurança Pública". A capacitação é exclusiva para agentes de todas as forças que integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O curso foi desenvolvido pela Coordenação-Geral de Ensino da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Segen/MJSP, em parceria com a Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Serão seis módulos com conteúdo elaborado por psicólogos especializados em saúde mental do profissional de segurança pública, com participação de técnicos da Coordenação-Geral.

A capacitação faz parte dos investimentos feitos pelo MJSP na valorização e no bem-estar dos agentes de segurança pública de todo o país, seja no trabalho e ou na vida pessoal.

Sobre a valorização profissional, o diretor de Ensino e Pesquisa da Segen/MJSP, Marcos de Araújo, defende projetos que são voltados para essa vertente. “É preciso promover a valorização da vida do profissional de segurança pública. Estamos perdendo mais profissionais por suicídio do que por enfrentamento ao crime e a criminalidade. E, nesse sentido, além de capacitações, temos o Pró-Vida, programa do ministério que atua com foco na prevenção da saúde física e mental dos profissionais de segurança pública”, pontua.

Os interessados em participar do curso “Saúde Mental do Profissional de Segurança Pública”  devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma de ensino da rede Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para, em seguida, realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. Realizada a inscrição, o agente tem até dois meses para concluir a capacitação

O material programático contém os seguintes módulos: Saúde Mental e Qualidade de Vida; Principais Conceitos da Saúde Mental: do normal ao patológico; Riscos e Agravos da Saúde do Agente de Segurança Pública; Principais Sintomas do Adoecimento; O Suicídio e Prevenção; e Promoção e Tratamento da Saúde Mental.

Categoria
Justiça e Segurança
registrado em: