Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > Curso vai capacitar profissionais de segurança pública para atuação em casos de feminicídio

Destaque

Curso vai capacitar profissionais de segurança pública para atuação em casos de feminicídio

por publicado: 16/10/2020 00h00 última modificação: 18/02/2021 12h23

Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) serão capacitados para atuar em casos de feminicídio. O lançamento do Curso de Introdução ao Protocolo de Investigação e Perícia em Crimes de Feminicídio foi realizado nessa quarta-feira (14). A cerimônia ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A secretária nacional de políticas para mulheres, Cristiane Britto, acompanhou a solenidade. Na ocasião, ela representou a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves.

"Destaco que esse alinhamento entre o MJSP e a SNPM tem propiciado um grande avanço na construção de políticas públicas eficientes. Alinhada com essa ação, a secretaria lançará, em breve, o Plano Nacional de Combate ao Feminicídio, mais um instrumento na busca para a proteção das mulheres do Brasil", destacou Britto.

O curso, criado em uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), tem o objetivo de aperfeiçoar a apuração de crimes de feminicídio e tornar o processo mais ágil e eficiente.

A capacitação online será realizada pelo portal Ead-Segen e terá quatro módulos, com carga horária de 10 horas/aula.

Os profissionais terão acesso a panoramas da violência contra mulheres e a bases conceituais sobre sexo e marcos jurídicos, com destaque para a importância da atuação qualificada. O conteúdo abordará questões que vão desde o registro da ocorrência até a conclusão da investigação criminal, com ênfase na preservação de elementos da cena do crime.

O evento de lançamento foi conduzido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Além da secretária Cristiane Britto, participaram o secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Renato Paim; o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, Josélio Azevedo; e a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpg@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

registrado em: