Você está aqui: Página Inicial > Sua Segurança > Gestão e Ensino em Segurança Pública > Notícias > 100 mil profissionais de segurança pública foram matriculados em cursos de capacitação EaD pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Destaque

100 mil profissionais de segurança pública foram matriculados em cursos de capacitação EaD pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

por publicado: 17/08/2020 00h00 última modificação: 18/02/2021 16h28
Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP abrirá novos cursos ainda este mês

Brasília, 17/08/2020 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (DEP/SEGEN), alcançou, na sexta-feira (14), a marca de 100 mil profissionais de segurança pública matriculados e 77 mil aprovações na Rede Nacional de Ensino a Distância (Rede EaD-SEGEN).

Os dados foram consolidados de janeiro a agosto de 2020 e, com 4 meses de antecedência, foram alcançadas as metas Plurianual e Institucional, superando as expectativas.

Devido a pandemia ocasionada pelo coronavírus, as ações de ensino presenciais foram suspensas em todo o País. Em contrapartida, a DEP/SEGEN concentrou esforços na Rede EaD-SEGEN ofertando novos cursos online na temática de segurança pública, o que impulsionou as matrículas na plataforma nesse período.

Atualmente, a Rede EaD-SEGEN possui 49 cursos online disponibilizados, exclusivos para profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Os 10 cursos mais procurados até agosto de 2020 foram:
1. Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo
2. Identificação de Armas de Fogo e Munições
3. Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para Minimizar os Riscos de Contaminação pelo COVID-19
4. Aspectos Jurídicos da Atuação Policial
5. Atuação Policial Frente à Grupos Vulneráveis
6. Crimes Ambientais
7. Educação para o Trânsito para Profissionais de Segurança Pública
8. Análise Criminal 1
9. Uso da Informação em Gestão da Segurança Pública
10. Mediação de Conflitos

Novos cursos serão adicionados ao catálogo, ainda nesse mês de agosto, nas temáticas de Local de Crime, Investigação Patrimonial e Crimes Sexuais, este último será ofertado para agentes de segurança pública dos países do Mercosul.

A relação completa dos cursos está disponível no Portal EaD (https://portal.ead.senasp.gov.br/home) e os profissionais poderão acessar todas as informações por meio da opção “Perguntas frequentes” do site.

A matrícula nos cursos ocorre por meio de um pré-cadastro do usuário no ambiente do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP) e, após a validação dos dados do profissional, o Módulo EaD-SEGEN é adicionado aos sistemas, ficando disponível para acesso.

Os benefícios dos cursos online consistem na maior capacidade de alcance do público, horários flexíveis e economia de recursos públicos.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa/SEGEN elaborou um Manual com o passo a passo necessário para o cadastro nos cursos, que poderá ser acessado pelo link: https://portal.ead.senasp.gov.br/academico/editoria-a/manual-pre-cadastro-v3-1.pdf/

registrado em: