Destaque
Atendimento às mulheres em situação de violência é tema de capacitação oferecida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
Na semana em que se comemora o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o MJSP lança curso de Princípios do Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
Brasília, 25/09/2020 – Analisar dados, causas, tipos e ciclos da violência doméstica e familiar contra as mulheres e análise dos aspectos legais e rede de atendimento ao segmento feminino é conteúdo do curso lançado nesta sexta-feira (25), pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa.
Oferecido pela metodologia de Ensino a Distância (EaD), o curso “Princípios do atendimento às mulheres em situação de violência” terá o foco em consolidar e difundir conhecimentos no intuito de auxiliar o profissional de segurança pública a oferecer atendimento qualificado e direcionado à mulher vítima de violência. O público alvo são os profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Os interessados em participar da capacitação devem se cadastrar na plataforma de ensino da rede do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para, em seguida, realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha.
Por iniciativa do Programa ProMulher da Diretoria de Políticas de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso é o primeiro de uma trilha de conhecimento que será produzida com a temática da violência contra mulher. Fruto das diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que prevê, dentre os seus objetivos, a eficiência na prevenção e na repressão das infrações penais e parte do compromisso brasileiro para redução de todas as formas de violência contra a mulher, em especial, a violência doméstica e o aprimoramento do atendimento por parte dos órgãos operacionais do Susp, no prazo de 10 (dez) anos – 2018 a 2028, com a implementação de políticas e estratégias.